SE LIGA.

domingo, 15 de maio de 2011

DIA 18 DE MAIO.


18 DE MAIO É DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES E ADOLESCENTES.

O objetivo da manifestação é mobilizar a sociedade em geral para o combate a essa forma de violência, além de estimular a denúncia contra a violação de todos os direitos dos jovens brasileiros.
Conforme denuncia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dentre as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes, as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico.

Além de crime e cruel violação dos direitos humanos, essas expressões resultam em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis a esse tipo de violência. Entre outras conseqüências, as vítimas estão sujeitas à dependência de drogas, à gravidez precoce e indesejada, a distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis.

18 de Maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos. 
A escola municipal Maria de Lourdes Cavalcante, no dia 13 de maio realizou uma palestra promovida pelo Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde do Município, o CRAS, a Delegacia de Polícia entre outros, com apoio da Direção da escola, coordenadores, professores e alunos, que se fizeram presentes e atentos durante toda a palestra.

1ª EUCARISTIA.

No dia 13 de maio, a comunidade do Sítio Espinheiro município de Rodolfo Fernandes-RN, sob a coordenação de Mariá Campelo Gurgel de Bessa, preparou mais uma turma de jovens e adolescentes da comunidade do Espinheiro, sítio Bispado e até mesmo os que vieram da sede do município. A celebração da 1ª EUCARISTIA foi realizada na Capela do Sítio Espinheiro pelo padre ERIVON responsável pelas capelas e Igrejas da região a turma com mais de trinta jovens, foi preparada no decorrer de vários meses, para o tão esperado dia da celebração, que aconteceu no dia 13 DE MAIO, DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, padroeira da capela do sítio espinheiro.